Chamado à participação

no 4o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) e na construção da Carta Mundial de Mídia Livre


Traductions: [pt_br]

Entre os dias 22 e 28 de março, a Tunísia receberá a 4a edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), na Universidade El Manar, em Tunis. O Fórum Mundial de Mídia Livre nasceu no âmbito do processo dos Fóruns sociais, por meio da iniciativa de defensores da liberdade de expressão e ativistas da luta por outra comunicação. São militantes envolvidos na história de inúmeras experiências e batalhas conduzidas pela mídia independente.

A 4a edição do FMML acontece dois anos após o último encontro do Fórum, que reuniu, também na Tunísia, blogueiros, jornalistas, organizações da sociedade civil, produtores audiovisuais, desenvolvedores de software, hackers, pesquisadores e comunicadores populares. A diversidade de perfis e iniciativas permitiu trocas muito ricas sobre liberdade de expressão, produção de conhecimento, os desafios da internet, das rádios comunitárias, a reapropriação da informação, softwares livres e outros tantos temas discutidos. A última edição do FMML também foi rica em termos das perspectivas para a continuidade da luta pelo direito à comunicação em todo o mundo.

Os diferentes sujeitos envolvidos no processo de construção do FMML se encontrarão novamente então em 2015. Como da última vez, o próximo FMML começará dois dias antes do Fórum Social Mundial (que acontece de 24 a 28 de março) e continuará com atividades ao longo do FSM. Será uma oportunidade de aprofundar todos esses debates e consolidar articulações e convergências entre as diferentes iniciativas que participam deste processo.

A próxima edição do FMML também será um espaço fundamental de participação na construção da Carta Mundial da Mídia Livre, que tem como objetivo ser uma ferramenta de lutas e reivindicações em prol da liberdade de expressão e do direito à comunicação em todo o mundo. A Carta está aberta a consulta pública por meio de uma plataforma virtual até o final de fevereiro. Basta entrar em http://charte.fmml.net e participar fazendo suas contribuições ao documento!

Como propor uma atividade no FMML?
O FMML é construído pela ação das organizações e ativistas engajados nesta luta. Você e sua entidade também são convidados a propor atividades no nosso Fórum e a participar dos debates que acontecerão em Tunis.
Para propor uma atividade autogestionada para os dois primeiros dias do FMML (22 e 23 de março, antes do início do FSM), entre no site www.fmml.net/incriçao, na rubrica "Proponha uma atividade" e preencha o formulário online, escolhendo um dos quatro eixos seguintes para a sua atividade:

1. Direito à comunicação, bem comum e regulação por uma comunicação democrática
2. Movimentos sociais, mídias independentes e a emergência de novos atores sociais e políticos
3. Organização das mídias livres, redes transnacionais, integração informacional e modelos econômicos
4. Soberania, governança da internet e contrapoderes tecnológicos

Data limite para a inscrição de atividades autogestionadas para os dois primeiros dias do FMML: 22 de fevereiro. Essas atividades integrarão apenas o Fórum Mundial de Mídia Livre. A inscrição das atividades autogestionadas que acontecerão no âmbito do Fórum Social Mundial (entre 24 e 28 de março) deve ser feita no site do próprio FSM até o dia 10 de fevereiro.

As atividades autogestionadas propostas serão analisadas e, em função da limitação e tempo e local, eventualmente aglutinadas com outras com objetivos próximos.
Em caso de dúvidas - ou se você quiser participar da organização da 4a edição do FMML em Tunis - entre em contato conosco: info@fmml.net

Articles de la Rubrique