Chamado à participação


  • 13 votes
Traductions: [pt_br]

O 3º Fórum Mundial de Mídias Livres acontecerá na cidade de Tunis (Campus Al Manar), na Tunísia, entre 24 e 30 de março de 2013, dentro da programação do Fórum Social Mundial (26 a 30 de março). Seus organizadores fazem, assim, um chamado à participação de todos(as) os(as) militantes, ativistas sociais em espaços das mídias comunitárias e associações, comunicadores, jornalistas cidadãos, etc

Mídias Livres: ampliadoras da democracia e da cidadania

Após três fóruns no Brasil (Rio de Janeiro 2008, Vitória 2009 e Porto Alegre 2012), três encontros preparatórios no Norte da África (Marrakech 2011, Tunis 2012 e Marrakech 2013), duas edições mundiais (Belém 2009 e Rio de Janeiro 2012), e ainda uma Assembleia de Convergência no Fórum Social Mundial 2011 (Dakar, Senegal), as mídias livres constróem uma nova oportunidade de fazer avançar essa agenda com a realização desta terceira edição mundial do Fórum de Mídia Livre, que acontecerá em Tunis, de 24 a 30 de março de 2013.

O III Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), que receberá centenas de representantes de mídias livres de todo o mundo, terá foco especial nas rádios livres e comunitárias.
Será um espaço com atividades autogestionadas, oficinas de formação, debates, conferências, espaços de exposições e documentação, além da cobertura compartilhada das atividades e debates do FSM. Ainda no âmbito do III FMML, também será realizada uma assembléia de convergência sobre o direito à comunicação.

Programação

As atividades inscritas e autonomamente organizadas por associações e coletivos de mídias resultou num programa comum baseado em cinco eixos temáticos: direito à comunicação, rádios comunitárias, apropriação tecnológica, regulação e liberdades, diversidade X marginalização/criminalização.

24 março 2013

Mesa redonda de abertura do 3º FMML:
 a comunicação como um bem comum
 mídias livres: um movimento pelo direito à comunicação

25 março 2013
• 1º Fórum Social Mundial de rádios associativas e comunitárias
• Formação (vídeos, softwares livres, etc.)

26 março 2013
Marcha de abertura do FSM

27-28 março 2013
35 oficinas autogestionadas relacionadas à mídia livre e ao tema do “direito à comunicação”

29 março 2013
Assembléia de Convergência de ações e articulações internacionais para favorecer o direito à comunicação e reforçar a liberdade de expressão

30 março 2013
Encerramento do FSM

A Vila das Mídias Livres

Durante todo o FSM e o III FMML, a Vila das Mídias Livres funcionará como um espaço de encontro, diálogo, formação e articulação de movimentos e ativistas que lutam pela liberdade de expressão. O espaço será animado com o apoio das equipes do portal E-Joussor, da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), Ciranda, IPS, Instituto Panos África do Oeste (IPAO), entre outros, e compreenderá diferentes locais:

Centro de mídias livres: um espaço colaborativo, de comunicação compartilhada e aberto às diferentes mídias livres presentes, composto de duas salas de redação para permitir aos jornalistas e voluntários trabalhar sobre diversas plataformas. Assim, além da difusão das informações pelas redes sociais, estaremos igualmente nas redes e plataformas livres.

Espaço dedicado à formação: local onde acontecerão oficinas de formação e de intercâmbio de conhecimento no campo da comunicação. Haverá um espaço construído especialmente para que as rádios comunitárias possam trocar conteúdo e compartilhar emissões (reportagens, entrevistas, etc).

Dois estúdios de rádio: espaço especialmente dedicado às rádios comunitárias (espectro e web), que queiram cobrir as atividades do FSM ao vivo e editado, em várias línguas. O espaço será instalado em estúdios dotados dos equipamentos necessários para o registro, a montagem, a produção e a emissão.

Estúdio de televisão: Um espaço dedicado aos produtores audiovisuais independentes e às televisões comunitárias (especialmente a TV do FSM – WSFTV) para a realização de emissões, entrevistas, etc..., ao vivo ou editadas..

Espaço de documentação: Uma biblioteca sobre mídias livres onde todos(as) os(as) participantes poderão trocar documentos em diferentes línguas.

Espaço de exposição: Uma homenagem especial será realizada aos militantes da mídia livre que faleceram nos últimos anos lutando pela liberdade de expressão, com destaque específico sobre a região do Magreb-Machreck.

Resultados esperados

* Construção de sinergia entre os atores de mídias livres e rádios comunitárias
* Elaboração de estratégias de campanhas para defender o direito à comunicação
* Uma sinergia entre os participantes da região do Magreb-Machrek e do mundo inteiro criada para reforçar as lutas pelo direito à comunicação nessa região.
* Elaboração das bases para a construção da quarta edição do FMML.

Convidamos a todos e todas para participar conosco desta luta!
Se tiver interesse em participar do III FMML, escreva para fmmltunis@gmail.com informando:

 nome completo
 país
 organização
 idioma de trabalho

  • 13 votes
Articles de la Rubrique