Atividades autogestionadas


  • 12 votes
Traductions: [fr] [pt_br]

23 de março

9h às 11h

  • Mídias livres e hackerativistas: que desafios para colaboração?
     Coordenação: RITIMO (Erika Campelo)
     Nosso modo de comunicação mudou radicalmente nos últimos anos com os avanços nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), principalmente a Internet. É preciso compreender este cenário tecnológico para medir o jogo de poder atual no campo da informação. Os usos alternativos das TICs impactam a mídia, da produção à difusão de informação: “Eles obrigam a redefinir as regras de funcionamento dos meios de comunicação de massa, assim como seu lugar e seu papel”. As evoluções tecnológicas no campo digital e a instantaneidade da informação desenham um novo modelo de mídia para o século XXI. Quais são os impactos para as mídias livres? Que convergências criar com os hackerativistas, garantindo uma Internet tecnologicamente neutra, livre e horizontal?
  • Oficina de vídeo participativo “Experimentar o vídeo com a população, se interrogar sobre sua postura profissional, realizar diagnósticos, desenvolver projetos inovadores”.
     Coordenação: Association Les Ziconofages (Christel LESCRAINIER)
     Acompanhar uma pessoa ou grupo para conceber, realizar e veicular um projeto de audiovisual a partir de um olhar participativo. A oficina se propõe a enriquecer práticas profissionais, militantes e trocar experiências. Voltada a todos/as os interessados/as.
     Programação:
     I- Conceber e realizar um projeto audiovisual a partir da prática e de aportes teóricos: imaginar, escrever e realizar filmes curtos graças a metodologias simples e transferíveis.
     II- Experimentar e compartilhar experiências e saberes dos participantes. Aprender a reconhecer as potencialidades de um território para se apropriar delas, mobilizá-las e compartilhá-las. Mobilizar os habitantes e parceiros por uma cooperação ativa.
  • Arte Tv – Mídias livres e potencialidades das mídias alternativas
     Moderação: Arte TV - Radio Tv Web (Mario MARQUES)
     Apresentar documentários, arquivos, fotos e entrevistas de moradores de comunidades que vivem nos arredores de Porto Alegre, e debater a importância das mídias alternativas, fazendo emergir os problemas enfrentados pelas comunidades marginalizadas nos grandes centros urbanos com os grandes meios, que as retratam apenas de forma negativa e preconceituosa. O objetivo é também destacar o grande potencial que as mídias livres e alternativas trazem aos artistas locais e cujo talento não é visível nos grandes meios. Nossa organização trabalha diretamente com a vida de crianças, adolescentes e jovens, demonstrando outras possibilidades de viver sem serem cercadas pela violência, a prostituição e o uso de drogas.
  • Defesa das liberdades sociais
     Moderação: ONG Compassion (Olivier Adji)
     Nossa missão é defender as liberdades individuais e sociais e promover o respeito a essas liberdades tais quais elas são enunciadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 Rádios associativas-comunitárias: qual seu papel na luta contra os discursos de ódio e a xenofobia?
 Moderação: EJoussour (Mohamed Leghtas)

  • Desafios e perspectivas das rádios comunitárias na Tunísia
     Coordenação: Sindicato Tunisiano das Rádios Livres – STRL (Nozha Ben Mohamed).
     Mesa redonda com Habib Bel Aid (membro da autoridade independente do audiovisual), Salah Fourti (secretário geral do STRL) e Eman Jaradat (CMS).

24 de março

10h às 12h

  • Tecnologias populares para as mídias livres
     Coordenação: DTL! Communicacion Popular (Federico Serano)
     Objetivos: Compartilhar os saberes técnicos necessários a nossos projetos midiáticos; estabelecer um grupo de solidariedade tecnológica internacional para garantir a independência de nossos meios. Atividade destinada aos ativistas de rádios livres, interessados na questão técnica e na vontade de compartilhar.
     Parte 1: Apresentação do panorama das mídias alternativas e do mardo regulatório. Roda de conversa entre os meios e regiões presentes. Situação das mídias livres e comerciais em cada país, acesso e custo da tecnologia.
     Parte 2: Como funciona uma rádio? Quais são os elementos necessários para criar um projeto de baixo custo? Desenho coletivo do esquema de funcionamento de uma rádio.
     Parte 3: Clínica de rádio: como cuidar de seus equipamentos? Troca sobre os diferentes problemas encontrados no momento da instalação e no dia a dia da emissora.
  • Os direitos de personalidade na era da Internet
     Coordenação: Alternatives (Feroz Mehdi)
     Apresentação voltada a defensores de direitos humanos, jornalistas e juristas, para explicar a importância e as vantagens de ser formado e informado sobre a proteção da informação e da comunicação por meio de canais seguros e sobre como escapar da vigilância na Internet. A atividade abordará temas como proteção contra softwares espiões; a segurança das senhas; a destruição definitiva e a recuperação de dados de um computador; a proteção de dados sensíveis; a garantia da confiabilidade e a comunicação anônima.
  • Monitorando a liberdade das mídias na região do Maghreb-Machrek. Conferência de 20 minutos
     Coordenação: EJoussour (Mohamed Leghtas)
  • 12 votes
Articles de la Rubrique